WEBSITES
FILMES

 Bogus, meu amigo secreto – Warner Home Vídeo – 1996 – Dir: Norman Jewison – Com: Whoopi Golberg e Gerard Depardieu - Sinopse: Garoto branco perde a mãe e vai viver com a tia, irmã adotiva de sua mãe. Com a ajuda de um amigo especial ele consegue transformar a tia em uma ótima mãe. Infantil.
Laços de Afeto – 1998 – Dr. Alan Metzger – Com: Andrew McCarthy, Teri Pólo – Sinopse: Casal descobre que não pode ter filhos e resolve adotar uma criança coreana. A esposa, mais do que o marido, desejava concretizar esta adoção. Antes da bebê chegar ao país natal, ela descobre ser portadora de uma doença grave. Com a morte da mãe a agência resolve entregar a criança para outra família. O pai então entra na justiça para reaver sua filha. Adoção inter-racial. Drama

 Segredos e Mentiras – Look/1996 – Dir: Mieke Leigh – Com: Brenda Blethyn, Marianne Jean-Baptiste, Timothy Spall - Sinopse: Após a morte de seus pais adotivos, Hortense, uma oftalmologista negra, decide procurar seus pais biológicos. Sua mãe biológica é branca e tem outra filha. Elas se reencontram em segredo até que a história se torne conhecida da família. Drama.

 Uma nova chance – Warner Home Vídeo/1994 – Dir: Chris Menges – Com: William Hurt, John Hurt e Chris Cleary Miles - Sinopse: Homem solteiro resolve adotar um menino. Após superar dificuldades de integração o menino o adota como pai. Drama.

 Vidas roubadas – K-Tel Vídeo/Vision - 1994 - Dir: Mimi Teder - Com: Cybill Shepher e Niva Semaszko - Sinopse: Quando casal aparece em seu consultório oferecendo um bebê que ainda não nasceu para adoção, em troca de dinheiro, psicóloga chocada decide entrar para tentar pôr fim a este comércio.
O contador de histórias - Com direção de Luis Villaça e produção de Denise Fraga e Francisco Ramalho Jr., O Contador de Histórias inspira-se na história real de Roberto Carlos Ramos, ex-menino de rua, considerado irrecuperável por seus educadores. Sua vida, porém, muda quando ele conhece a pedagoga francesa Margherit, que vem ao Brasil para realizar uma pesquisa. Juntos, aprendem importantes lições um com o outro, que mudarão as vidas de ambos para sempre. Drama.

A família do futuro (Meet the Robinsons) – 2007 – Desenho animado (Walt Disney) com vozes de: Angela Bassett, Tom Kenny, Paul Butcher, Zach Tyler, Jessie Flower. Lewis é um jovem responsável por invenções brilhantes e surpreendentes. Seu mais recente trabalho é o escâner de memória, uma máquina que o ajudará a encontrar sua mãe biológica, o que permitirá que ele enfim tenha uma família. Porém antes mesmo de utilizá-la a máquina é roubada pelo Bandido do Chapéu Coco. Lewis recebe então a visita de Wilbur Robinson, um jovem misterioso que o leva em uma viagem no tempo. Já no futuro Lewis conhece os Robinsons, a família de Wilbur, que o ajudará a recuperar o escâner de memória. Infantil.

 Ensinando a Viver (Martian Child) – 2008 – com: John Cusack , Amanda Peet , Joan Cusack , Oliver Platt , Sophie OkonedoDavid sempre quis ser um pai. E ele finalmente resolve tentar - e acaba adotando o brilhante e problemático Dennis. Assim como David, Dennis vive trancafiado em seu próprio mundo de fantasia. Quando era criança, David queria ser um alien. No caso de Dennis, ele acredita de verdade que é um marciano em missão de exploração na Terra. E talvez ele seja de verdade... Um filme divertido e emocionante sobre o poder de redenção do amor e sobre o verdadeiro significado da palavra "família".

Um sonho possível (The Blind Side) – 2009 – com: Sandra Bullock. Uma mãe de família que ao levar seu filho para escola, vê que o menino ganhou uma nova amizade, Michael Oher, um rapaz que passou por 7 instituições diferentes e que nunca frequentou uma escola, sabendo disso, Leigh adota o rapaz e o aconselha a jogar futebol americano, e é isso o que ele faz. Com grande potencial o rapaz se torna um astro do futebol americano.

 Meu malvado Favorito – (Despicable Me) 2010 – Desenho animado com vozes de Steve Carell, Jason Segel, Russell Brand, Julie Andrews, Will Arnett, Kristen Wiig, Miranda Cosgrove. Gru é o maior vilão do momento, mas tem seu posto abalado pelo novato Vetor. Para recuperar o topo, ele planeja roubar a Lua, auxiliado pelas criaturas Minion. O problema é que três meninas órfãs veem nele a figura de um pai. Diante disso, Gru fica dividido entre roubar a Lua e abandonar as pequenas ou ficar com elas e desistir dos seus planos.

AI – Inteligência Artificial – Uma fábrica de robôs, se propõe a desenvolver o protótipo de uma máquina- criança, programada para amar. O protótipo é "adotado" por um casal, traumatizados com a doença de seu único filho. Portador de uma doença terminal, ele foi congelado à espera da cura. Quando o menino real volta, a convivência "em família" fica tumultuada para David. Programado para amar, ele sai em busca de sua natureza humana para também ter o direito de ser amado. 

PARTICIPE

- A criança adotiva e suas famílias. Nazir Hamad. Companhia de Freud. 2002

- A Família e o Desenvolvimento Individual. D.W. Winnicott. Martins Fontes. 2001

- Adoção: Origem Segredo e Revelação. Luiz Schettini Filho. Ed. Bagaço. 1999.

- Adoção e Doação. Halia Pauliv de Souza. Ed Juruá. 1999

- Adoção Tardia: Da família sonhada à família possível. Marlizete Maldonato Vargas, Casa do Psicólogo

- Adoção - Vínculos e Rupturas: do abrigo à família adotiva. Cynthia Peiter. Zagodoni. Editora. 2011

- Adote com Carinho: um manual sobre aspectos essenciais da adoção. Lidia Weber. Juruá Editora. 2011

- As Dinâmicas de Rede e o Trabalho Social. Lia Sanicola. Veras Editora. 2008.

- Autobiografia de um Espantalho. Boris Cyrulnik. Ed. Martins Fontes. 2009.

- Compreendendo o Filho Adotivo. Luiz Schettini Filho, Ed. Bagaço. 2006.

- Compreendendo os Pais Adotivos. Luis Schettini Filho, Ed. Bagaço

- Destinos de Crianças: adoção, famílias, trabalho social. Françoise Dolto. Martins Fontes. 2006

- Diálogos sobre adoção. Maria Ducatti, Ed Casa do Psicólogo. 2004

- Mães Abandonadas: a entrega de um filho em adoção. Maria Antonieta Pisano Motta. Cortez Editora. 2005

- Mitos e segredos sobre a origem da criança na família adotiva. Cynthia Ladvocat, Terra dos Homens. 2002

- Murmúrio dos Fantasmas. Boris Cyrulnik. Ed. Martins Fontes. 2005

- Narrar, ser mãe, ser pai & outros ensaios sobre a parentalidade. Celso Gutfreind. Ed. Difel. 2010

- Os Novos Desafios da Adoção: Interações psíquicas, familiares e sociais. Ivonita Trindade-Salavert Companhia de Freud.2010

- Os Patinhos Feios. Boris Cyrulnik. Ed. Martins Fontes. 2004

- Pais e filhos por Adoção no Brasil. Lidia Natalia D. Weber. Juruá Editora Ltda.

- Privação e Delinqüência. D.W. Winnicott. Martins Fontes. 2002

- Resiliência: descobrindo as próprias fortalezas. Aldo Melillo e Elbio Néstor Suárez Ojeda. Ed. Artmed. 2005.

- Retrato em Branco e Preto: Manual Prático pra pais solteiros. Angelo Pereira, Summus Editora. 2002

- Saber Cuidar. Leonardo Boff. Ed. Vozes. 2008

- Tempo de Espera: Como vivem as Crianças, o casal e os trabalhadores sociais à espera da adoção. Antonio D’Andrea. Instituto de terapia Familiar de São Paulo. 2012

- Vinte coisas que FILHOS ADOTADOS gostariam que seus pais adotivos soubessem. Sherrie Eldridge. Ed Globo. 2004. 

LIVROS

FUNDAÇÃO UPNOW

FUNDAÇÃO UPNOW